terça-feira, 9 de outubro de 2012

Internet: O futuro


  O futuro das redes de computadores é o entretenimento. Cada vez mais os usuários querem informações, querem usufruir de cada bit que a Internet oferece. A tendência é que o acesso a rede se estenda por quase todos os lugares, com os mais variados dispositivos (Tablets, Smartphones, Pen Drives, PC’s entre outros), com os mais variados apps (Android Market, Google Maps, Gmail, Facebook, Google Search, Instagram entre outros) e com bandas mais largas e com maior conectividade.



Google Fiber

  Hoje, a Internet é essencial como meio de comunicação. Com o tempo, ela foi aprimorada, tanto em banda larga, quanto nos equipamentos. Por exemplo, a gigante Google criou o Google Fiber, que é nada menos do que um serviço de internet (e TV por assinatura) que oferece 1 Gbps de conexão. É um projeto ainda, mas que esta sendo disponibilizada a população já, para testes, por meio de cabos de fibra óptica de ótima qualidade. Isso é o futuro. Um serviço ótimo e barato, que já esta virando realidade.
  


Wireless Multi-Gigabit
  
  Existe uma rede que também que está sendo pesquisada e desenvolvida e auxiliará essa expansão da Internet: o Wireless Multi-Gigabit. Esse tipo de rede alcança uma distribuição de 15 Gbps!!! A largura da banda é tão grande que dá para transferir um DVD inteiro em poucos segundos. O objetivo dessa conexão Wireless é poder aumentar o entretenimento, a transmissão de dados, como por exemplo, vídeos de alta-qualidade que é a nova febre dos usuários, sendo o Youtube um grande disseminador desses vídeos. Como os Tablets e Notebooks estão cada vez mais substituindo os velhos PC’s, a conexão Wireless está cada vez mais exigida, fazendo com que ela se desenvolva.


  
  As pesquisas irão continuar: a taxa de 15 Gbps ainda se mantem a uma distancia de apenas 1 metro. A 2 metros de distancia, a taxa de transferência alcançada foi de 10 Gbps e de 5 Gbps a 5 metros.
  
  Isso mostra que há grandes expectativas para a Internet daqui a alguns poucos anos (ao menos no mundo, no Brasil sempre chega atrasado) e que podemos esperar cada vez mais conexões maiores, com maior acesso (financeiro) e que nos auxilie no desenvolvimento tecnológico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário