segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Cabos e conectores de rede


Cabo coaxial


  É constituído de um fio de cobre revestido de uma malha isolante  e outra camada de blindagem.  Tem a transmissão de longa distância.

Cabo coaxial fino


  Conhecido como cabo coaxial banda base ou 10Base2, usado para transmitir sinal digital. Pode transmitir sinal sem perda de pacote há aproximadamente 185 metros, o seu modo de transmissão é o half-duplex(um sinal é enviado e se espera o sinal chegar para q o sinal possa voltar), sua taxa de transmissão é de 10 a 50 Mbps e pode levar em media 4 a 8 nano(10-9) segundos/ m. O coaxial é mais maleável em relação ao coaxial grosso, e por esse motivo é mais  utilizado. Utiliza o conector BNC.

(Imagem: Apostila Gabriel Torres)


 Cabo coaxial grosso


  Conhecido como cabo coaxial de banda larga ou 10Base5, usado para transmissão analógica.  Geralmente sua blindagem é da cor amarela.  Em uso de banda  é dividido em dois caminhos:
-caminho de transmissão(inbound) e de recepção (outbound).
  Seu comprimento máximo é de 500 metros, a sua blindagem é dupla,  não é tao flexível e é dificultoso o seu uso.


Cabo par trançados

  
  São 4 pares de fio , no qual cada parte fica entrelaçado ao outro evitando assim um pouco da interferência eletromagnética que são revestidos em uma capa de PVC. Existem dois tipos: UTP (Unshielded twisted pair – par trançado sem proteção) e o STP (Shielded twisted pair – com proteção). Esse cabo utiliza o conector RJ-45. Tem um limite de extensão de 100 metros, é maleável e tem uma taxa de transmissão atualmente de 100Mbps sendo chamado de 100BaseT.

(Imagem: Blog)


Fibra Óptica


  Transmissão de dados por luz. A fibra é totalmente imune a interferências eletromagnéticas, sua extensão pode chegar a 2 km e por  não conduzir energia elétrica, nunca terá problemas de raio. Tem o estilo de comunicação full-duplex, usa o conector ST (Straight Tip – ponta reta). A fibra só não foi totalmente colocada para uso na rede por ser cara, mesmo com o barateamento dela.

(Imagem: Apostila Gabriel Torres)
  Existem dois tipos de cabo de fibra óptica os de modo múltiplo e os de modo único.  Os de modo múltiplo são mais grossos e por, a informação chega varias vezes ao destino por ficar refletindo nas paredes do cabo. Tendo que o receptor ter o trabalho de separar o feixe de luz correto e eliminar os outros. Os de modo único são finos não tendo o problema de a luz ricochetear.


Pesquisa: Apostila Gabriel Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário