segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Protocolos de segurança wireless


WEP (Wired Equivalent Privacy)
Foi o primeiro protocolo de segurança, que dava mais segurança ao nível de enlace. Sendo analisado foram encontradas algumas vulnerabilidades e falhas, o que fizeram o WEP perder seu espaço.
WPA (Wi-Fi Protected Access)
Surge com a necessidade de melhorar a segurança de redes sem fio, isso acontece em 2003. A vantagem para o WEP é melhorar a criptografia de dados utilizando a chave temporária (TKIP), para criação e distribuição de chaves por pacotes, e também detecta erros chamado de mecanismo Michael.

WPA2
É uma continuação do WPA, correspondente a versão 802.11i, em 2004. A diferença é que o WPA usa o algoritmo RC4 (o mesmo do WEP) que garante a segurança de conexão através da troca da chave de encriptação e o WPA2 usa o AES (sistema de criptografia usado pelo governo do EUA), um sistema mais pesado de proteção.



TKIP(Temporal Key Integrity Protocol)
Algoritmo de criptogradia que usa chaves que se alteram a cada novo envio de pacote, dispondo de mais segurança a cada nova chave.

AES
Garante maior segurança porem exige mais processamento. Pode ser um problema quando tem pontos de acesso mais baratos, com controladores de baixo desempenho. É aconselhável que use uma passphrase (senha que garante o acesso a rede) com pelo menos 20 caracteres de modo aleatório, para garantir mais segurança.

WPA-Enterprise (ou WPA-RADIUS)
Uma estrutura mais complexa, ligado ao servidor RADIUS(Remote Authentication Dial In User Service), ele é um protocolo de autenticação de rede.


Nenhum comentário:

Postar um comentário