segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Wireless: Rede sem fio


  Wireless nada mais é do que uma rede sem fio. Ela veio como uma alternativa às redes convencionais com fio, fornecendo as mesmas funcionalidades, mas de forma flexível, de fácil configuração e com boa conectividade em áreas mais espaçadas. Ela consiste de vários tipos: 
- Redes Locais sem Fio ou WLAN (Wireless Local Area Network);
- Redes Metropolitanas sem Fio ou WMAN (Wireless Metropolitan Area 
  Network); 
- Redes de Longa Distância sem Fio ou WWAN (Wireless Wide Area Network);
- Redes WLL (Wireless Local Loop);
- Redes Pessoais Sem Fio ou WPAN (Wireless Personal Area Network);




O Wireless funciona por meio de ondas de radiofrequência. Com a vantagem de diminuir cabos, tem a desvantagem das ondas se ‘perderem’ , fazendo com que o sinal da conexão fique fraco. 

  Além disso, existem problemas quanto à transmissão. As conexões sem fio trabalham com sinal digital, um método compatível com a linguagem dos computadores, mas péssimo para a transmissão de dados. Basicamente, muitos pacotes de dados acabam se perdendo no caminho, o que resulta na queda de velocidade e na repetição desnecessária de informação.

  Outros fatores influenciam diretamente na velocidade e qualidade. Pequenos atrasos aparecem durante a conversão de dados para ondas de radiofrequência. Esse inconveniente acontece tanto no roteador quanto no computador, algo que aumenta a demora na comunicação na grandeza de milissegundos. Outro problema também seria a segurança, já que essas conexões não são a prova de invasores.

  Mas além da vantagem de diminuir cabos, o aumento da disponibilidade de conexões sem fio nos últimos anos foi algo que mudou bastante a forma como usamos a internet. Não só foi possível dizer adeus às limitações em relação ao lugar em que o computador deve ficar, como se tornou mais prático acessar a rede a partir de dispositivos.
  

Protocolos Internet (TCP/IP)
Camada
Protocolo
5.Aplicação
HTTP, SMTP, FTP, SSH,Telnet, SIP, RDP, IRC, SNMP,NNTP, POP3, IMAP, Bit Torrent, DNS, Ping ...
4.Transporte
TCP, UDP, RTP, SCTP, DCCP…
3.Rede
IP (IPv4,IPv6), ARP, RARP, ICMP, IPsec...
2.Enlace
Ethernet, 802.11, WiFi, IEEE 802.1Q, 802.11g, HDLC, Token ring, FDDI, PPP, Switch, Frame relay
1.Física
Modem, RDIS, RS-232, EIA-422, RS-449, Bluetooth, USB…
   

  Podemos concluir que, por mais que não seja um sistema perfeito, o wireless é mais um avanço que auxilia os usuários a se expandirem.

          http://goo.gl/XD5un

Nenhum comentário:

Postar um comentário