terça-feira, 18 de setembro de 2012

Protocolos


- DHCP: O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é um protocolo que permite em uma rede, distribuir IPs para os PCs, ela é ótima para quem tenha que distribuir IPs para muito computadores.
  Geralmente o DHCP fica presente em um servidor que  IPs a medida que é solicitado.

Segundo o site Tecmundo:
 "Resumidamente, utilizando um modelo cliente-servidor, o DHCP faz o seguinte:
● Quando um cliente conecta-se a uma rede ele envia um pacote com um pedido de configurações DHCP.
● O servidor DHCP gerencia uma faixa fixa de IPs disponíveis juntamente com as informações e parâmetros necessários (gateway padrão, nome de domínio, DNS, etc).
● Quando este servidor recebe um pedido, ele entrega um destes endereços e configurações para o cliente."

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Internet para Celular: Modelos


   Hoje em dia, celular é uma das coisas mais importantes do dia a dia das pessoas. É o meio de comunicação móvel mais utilizado. Como a tecnologia sempre se desenvolve, o celular acabou se adaptando e conseguiu receber a nossa querida Internet. Tanto que os celulares deixaram de ser dispositivos apenas para chamadas ou mensagens de texto (SMS). Neste post, explicarei alguns modelos de Internet que os celulares possuem.

- 3G: a tecnologia 3G é a mais atual, onde a Internet móvel possui uma alta velocidade que vai proporcionar você, usuário, aproveitar e usufruir de uma super banda larga. Downloads de musicas, áudio, som, imagens, fotos, entre outras mídias, serão disponibilizados em um rápido acesso. O que mais atrai é a vídeo-chamada, que é a transmissão de vídeo e áudio em tempo real, além de poder receber sinal digital das televisões.


Backbone: A espinha dorsal que nos liga a Internet


 Como toda rede, a Internet precisa ser controlada e distribuída ordenadamente também. Criou-se então o termo Backbone significa “espinha dorsal”, que é um termo utilizado para identificar a rede principal pela qual os dados de todos os clientes da Internet passam. É a espinha dorsal da Internet.
  O Backbone nada mais é do que uma rede responsável por enviar e receber dados (voz, imagem, texto, entre outros) em um alto nível de desempenho. Ele é formado por protocolos e interfaces apropriados ao que se pretende manter. No caso, algumas companhias cuidam dessa rede. No Brasil, as empresas prestadoras deste serviço são: BrasilTelecom, Telecom Italia, Telefônica, Embratel, Global Crossing e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

  No Backbone, há vários pontos de acesso, um por cada utilizador do sistema. É cada um dos pontos de acesso (vulgarmente referidos como POP's) que ira impor a velocidade total do Backbone. Por exemplo, se um operador deseja fornecer 10 linhas de 1 Mbit com garantia de qualidade de serviço, o Backbone terá que ser, obrigatoriamente, superior a 10 Mbit (fora uma margem especial de tolerância).
  Como o Backbone tem a função de gerenciar a Internet de um país, ele pode restringir alguns sites, como por exemplo o Facebook na China, sendo ,depois, quase impossível burlar a segurança.

           http://goo.gl/z07XT

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Wireless: Rede sem fio


  Wireless nada mais é do que uma rede sem fio. Ela veio como uma alternativa às redes convencionais com fio, fornecendo as mesmas funcionalidades, mas de forma flexível, de fácil configuração e com boa conectividade em áreas mais espaçadas. Ela consiste de vários tipos: 
- Redes Locais sem Fio ou WLAN (Wireless Local Area Network);
- Redes Metropolitanas sem Fio ou WMAN (Wireless Metropolitan Area 
  Network); 
- Redes de Longa Distância sem Fio ou WWAN (Wireless Wide Area Network);
- Redes WLL (Wireless Local Loop);
- Redes Pessoais Sem Fio ou WPAN (Wireless Personal Area Network);



Computação nas nuvens: Google



  A computação nas nuvens é um conceito que vem animando o atual mercado tecnológico. A Google é uma das pioneiras e neste post irei falar sobre seu desenvolvimento nessa área.
  Segundo alguns engenheiros da Google, em um futuro próximo, bastará a um usuário ter em sua casa um teclado, um monitor e um mouse, ou seja, um computador, que será um chip ligado a internet, que é chamada de ‘grande nuvem’ de computadores.  Para algumas pessoas, a computação nas nuvens será mais importante do que a própria Internet.
 Na Google, esse conceito já é amplamente desenvolvido. Já esta disponível sites para armazenamentos de fotos, vídeos, arquivos, agenda e diversos outros serviços, que certamente serão muito usados quando a computação nas nuvens for implantada.
Google e seus aplicativos nas nuvens
  O Gmail, por exemplo, traz uma porção de funções para organizar não só as mensagens, mas também os arquivos recebidos com elas. Ele também conta filtros de mensagens e incorpora o seu mensageiro oficial, chamado Google Talk.

  O Google Maps é outro exemplo, já que, com ele, pode-se navegar para qualquer lugar do mundo a partir de uma referência. Além disso, você pode criar trajetos para andar de carro pela sua cidade, partindo de um ponto e tendo uma localização como destino.

  Não podemos deixar de mencionar também o Google Docs, que tem uma porção de ferramentas no estilo Office, com as quais você pode acessar um ótimo processador de textos, uma ferramenta para planilhas e até mesmo criar e visualizar apresentações de slides.

  O Google Music também merece menção, já que possibilita a você ouvir a sua coleção de músicas onde quer que esteja. As faixas podem ser adicionadas e ouvidas a partir de qualquer computador, bastando você usar o seu login.

  A prova de que a Google é uma das grandes partidárias da computação em nuvens é o Chrome OS, o sistema operacional desenvolvido pela gigante que tem o intuito de funcionar exclusivamente com aplicativos web, o que exige muito menos capacidade de processamento de uma máquina.




  Vários projetos de sucesso do Google foram criados pelos funcionários durante o tempo livre que a empresa disponibiliza a eles, 20% do tempo que passam trabalhando pode ser usado para projetos pessoais, e foi durante esse tempo que sucessos como Orkut e Gmail foram criados.
  O Google caminha cada vez mais para que a computação nas nuvens em breve se torne uma realidade e inova mais a cada dia. Empresas como a Microsoft precisam assumir essa postura também, para que não acabem se tornando ultrapassados assim como os computadores atuais.

Leia mais em: http://goo.gl/z1txn ou http://goo.gl/jvvGn

Computação nas nuvens: Vantagens


   Benefícios da Computação nas Nuvens

   As vantagens da computação nas nuvens são inúmeras, e se realmente acontecer irá facilitar a vida de muita gente. Para começar, todos os seus arquivos, como: fotos, músicas, documentos, farão parte desta nuvem virtual e assim, será possível acessar esses arquivos através de qualquer outro computador. Além dos arquivos, os programas também farão parte da nuvem, e você verá em seu monitor o programa que desejar.
  Países em desenvolvimento e pequenas empresas também serão beneficiados, pois poderão ter acesso a diversos softwares que atualmente só podem ser usados por países desenvolvidos e grandes empresas.
  Além da facilidade e da segurança de não correr o risco de perder arquivos importantes caso seu computador estrague, eles serão muito mais baratos e os programas serão disponibilizados gratuitamente, através da internet. E assim, as classes mais baixas da sociedade terão fácil acesso aos computadores e internet, e a inclusão digital realmente acontecerá.

Fonte: http://www.techlider.com.br/2010/07/especialista-afirma-que-a-nuvem-sera-mais-importante-que-a-internet/

domingo, 9 de setembro de 2012

Crimpagem de cabos de rede



   A palavra CRIMPAR é um termo técnico que segundo o site Dicionario informal significa "(Telecom.) colocar o conector do tipo RJ em um cabo de par trançado.".
   Existem padrões a serem seguidos para se crimpar um cabo de par trançado, três delas são: 568 A, 568 B e cabo Crossover. Esses padrões foram definidas pelas EIA/TIA(Electronic Industries Association / Telecommunications Industry Association)


Crimpagem cabo 568 A


   Esse padrão é para trafego de dados e sua sequencia de cores são:

(Fonte da imagem: Baixaki)